As mudanças e a adaptação aos novos formatos de vendas têm exigido muito dos empreendedores de micro e pequenas empresas.
Além da forte concorrência e das ações das grandes corporações, vivemos, nos últimos anos, um momento de mudança no país, onde a economia começa a se recuperar e ganhar fôlego novamente.
Nesse cenário de pós crise, fica um grande desafio aos empreendedores, otimizar as vendas de micro e pequenas empresas em um ambiente que ainda conta com tantas incertezas.
Para ajudar nessa tarefa, nesse artigo vamos apresentar algumas ações que podem alavancar o seu negócio e tornar sua empresa diferenciada no mercado. Continue lendo e confira!
Otimizando as vendas de micro e pequenas empresas
Não é uma boa ideia “brigar de frente” com as grandes corporações, uma vez que essas possuem recursos para suportar pressão e podem, com algumas ações pontuais, inviabilizar o seu negócio.
Da mesma forma que as grandes corporações podem “balançar” o seu negócio, elas são lentas para a tomada de decisão e para as mudanças em função do seu tamanho, enquanto que uma pequena empresa pode realizar mudanças surpreendentes de uma forma rápida e com eficiência.
Por conta disso, para ser visto no mercado é preciso de ações estratégias e diferenciais competitivos.
O que são diferenciais competitivos?
Os diferenciais competitivos podem aumentar as vendas de micro e pequenas empresas a partir da atração de um público que procura algo mais do que produtos.
Possuir diferencial competitivo é oferecer esse algo a mais que a concorrência não oferece.
Pode ser um atendimento de qualidade, uma experiência incrível no recebimento dos produtos, alguma ação voltada ao social e ao meio ambiente e tantas outras opções.
Independentemente de qual o diferencial do seu negócio, existem algumas ações que podem ser incorporadas e que transformam a sua empresa num estabelecimento diferenciado:
Conheça o seu cliente
Pode parecer clichê, mas, muitas empresas ainda não conhecem verdadeiramente o seu cliente e isso é fundamental para o sucesso.
Você precisa conhecer o seu público-alvo, gênero, idade, preferências, gostos, influenciadores e todo esse universo.
Depois disso, fica muito mais fácil criar um relacionamento e ações assertivas.
Não se esqueça da lembrança de datas especiais, como aniversário, bem como de ter uma comunicação agradável sugerindo produtos que agradam e que tenham a ver.
Faça conteúdo relevante e publicidade que traga o seu potencial consumidor para dentro da sua empresa.
O “algo mais” faz toda a diferença e você deve investir nisso.
Outra boa ideia é contar com um sistema de gestão para centralizar todos os dados de clientes e comerciais em um único local, assim fica mais fácil entender as tendências do mercado e também ganhar em produtividade.
Tenha uma equipe comercial bem treinada
Sem dúvidas, é fundamental que sua empresa ofereça produtos com qualidade a preços competitivos.
Mas, mesmo com esses fatores, é importante que a equipe de vendas saiba o que está vendendo e quais são os diferenciais dos produtos disponíveis.
O cliente precisa conhecer as vantagens e os motivos pelos quais ele deve adquirir determinado produto.
Muito mais do que vendedores, sua equipe comercial deve ser de consultores e isso só é possível investindo em treinamentos e alinhando a cultura da sua empresa.
Utilize marketing digital
Outro ponto que contribui muito para otimizar as vendas de micro e pequenas empresas é utilizar marketing digital.
Você precisa estar presente em diversos canais, como site, blog, e-mail marketing e redes sociais, informando e criando materiais que possam atrair os clientes e transformando sua empresa em autoridade com relação aos produtos e serviços que oferece.
As novidades, promoções e informações relevantes precisam ser repassadas aos clientes, no propósito de mantê-los informados a respeito dos assuntos preferidos.
Perceba que as ações apresentadas envolvem sempre relacionamento, ou seja, para otimizar as vendas de micro e pequenas empresas, você precisa saber se comunicar com seu público alvo.
Lembre-se sempre: aliado ao marketing e a comunicação, o ambiente, a simpatia, cordialidade e a lembrança constante é que fazem um cliente escolher em qual local irá adquirir os seus produtos e serviços.
Faça com que sua empresa seja diferente, ofereça algo mais e você irá experimentar mudanças incríveis na convivência e nos resultados dos seus negócios.
Independentemente do porte ou do segmento, nunca perca o foco no relacionamento e nos seus diferenciais que farão toda a diferença.
Agora que você já sabe como otimizar as vendas de micro e pequenas empresas, que tal fazer um diagnóstico de marketing gratuito?!
Esse post foi escrito pela W7, uma agência especializada em marketing digital e apaixonada por resultados.