Um empreendedor geralmente não é aquela pessoa que passa o dia de roupas sociais tendo idéias mirabolantes de negócios. O empreendedorismo está em pessoas comuns, que possuem características simples que facilitam na hora de montar sua empresa e uma gestão de negócios de sucesso.
São características como:
- Proatividade
- Perseverança
- Resiliência
- Visão a longo prazo
- Positividade
- Criatividade
São características comuns, porém, quando somadas, facilita a vida de quem quer empreender.
Se você possui essas características, já é um grande passo para que seu negócio tenha sucesso.
Entretanto, se você está começando agora o seu próprio negócio, atenção para essas dicas.
Quem começa um negócio próprio tem como principal objetivo o sucesso da empresa e estar entre os melhores da sua área.
No entanto, para se tornar uma empresa de grande sucesso e que atenda às suas expectativas e de seus clientes, o caminho é longo, desafiador e repleto de obstáculos a serem ultrapassados.
1 – Invista tempo
Uma das partes mais importantes de se montar um negócio é o tempo que se investe nele no início para o planejamento estratégico.
Mesmo que você esteja muito ansioso para começar seu negócio, que as idéias sejam ótimas ou revolucionárias, é preciso dispensar um bom tempo no seu planejamento.
Além disso, é possível descrever todas as etapas, valores, itens relevantes para determinar se seu negócio é realmente viável, ou seja, é importante saber de todos esses detalhes antes de se aventurar em um negócio próprio.
Então, a primeira dica é, dedique-se o máximo de tempo para criar o seu plano de negócios, utilize recursos para realizar pesquisas sobre concorrência, clientes e valores de mercado.
Com dados reais de pesquisa de mercado facilita saber se realmente terá boa perspectiva.
Nessa etapa dedique-se para montar uma rede positiva para seus negócios.
2 – Formação societária
o próximo passo será escolher as pessoas que irão te acompanhar nesse novo desafio. É muito importante que você tenha segurança e firmeza naqueles que serão seus sócios rumo ao empreendedorismo.
É importante que todos tenham como principal objetivo o sucesso e crescimento do negócio.
Se escolher sócios que não tenham objetivos próximos ao seu, se afastará dos resultados esperados.
Tenha um diálogo direto e focado com seus novos sócios.
Marque reuniões para apresentar seu plano, e observe se os futuros sócios estão verdadeiramente dispostos a se dedicar.
Deixe claro nas reuniões quais são as responsabilidades de cada um, de acordo com as habilidades. Com todas as cartas na mesa ficará mais fácil colocar suas idéias em prática.
Para ter o melhor modelo de contrato para seu negócio é importante procurar ajuda jurídica e contábil, pois cada empresa deve ser estudada de forma individual para que não haja problemas no futuro.
3 – Encarando os riscos do empreendedorismo
Ser empreendedor também significa enfrentar riscos é é importante encará-los de frente.
Muitas vezes abandonar uma carreira, um emprego, dispor de suas economias para fazer um grande investimento, buscar financiamentos, isso sempre fará parte da realidade na sua jornada.
Para crescer é preciso arriscar. O crescimento sempre será condicionado ao risco, acredite.
Um empreendimento só se desenvolve com investimentos, e encarando as diferentes adversidades que possam surgir.
Mas, enfrentar riscos não significa tomar decisões precipitadas, é preciso seguir seu plano de negócios.
A ideia é não recuar quando chegar a hora de contratar mais funcionários, adquirir novos equipamentos, e assinar um plano de gestão empresarial, por exemplo.
Arriscar é a postura que consolida negócios nos mais diferentes setores e estar preparado para todas as possíveis mudanças é primordial na área do empreendedorismo.
4 – Estruture a identidade da sua empresa
Estruturar a identidade da sua empresa fará com que sua marca esteja mais visível para seus clientes, fará com que sua empresa seja mais facilmente identificada.
Uma das maneiras mais eficientes hoje em dia é utilizar as técnicas inovadoras do Marketing Digital.
Independente do tamanho da sua empresa, área de atuação, tipo de clientes, atualmente, ter uma página, um perfil ou um blog da internet é uma obrigação. Esse é um dos canais mais fáceis de encontrar seus consumidores, saber a opinião deles em relação ao seu produto, a interação que você consegue com eles. É um dos melhores ambientes para você estruturar sua marca.
Contratar uma assessoria especializada em Marketing Digital para desenvolver suas estratégias de marketing é uma boa dica.
É importante saber que a estruturação da sua marca é um processo contínuo, que sempre precisará ser revisto.
5 – A tecnologia e a gestão de negócios
É fato que nos dias de hoje, sem a tecnologia que nos é oferecida, sua empresa não sairá do lugar.
Felizmente o mundo mudou e hoje temos muitas ferramentas que ajudam a manter as empresas em ordem e cuidar da sua gestão de negócios.
É preciso estar aberto às novidades tecnológicas do mercado e avaliar o que pode utilizar para melhorar seus processos, gerenciar seus custos, estoque, vendas, clientes e fornecedores, aumentando, assim, seus lucros. Utilize como exemplo as grandes empresas e como funciona sua gestão de negócios. Elas são orientadas por um padrão, que também é compartilhado por suas filiais, em diferentes lugares do mundo.
Essas grandes empresas só conseguem alcançar esse nível de padronização na administração devido aos softwares de gestão empresarial ou gestão de negócios, ou ERP.
O software de gestão de negócios são completos e possuem bases em gestão financeira, gestão de produto, gestão de clientes e fornecedores e muitas outras opções que trabalham a favor do seu negócio.
O sistema de Gestão de negócios da Baeta Sistemas, por exemplo, tem todas as ferramentas necessárias para gerenciar de forma global o seu negócio com precisão e agilidade. Experimente grátis.
Esperamos que tenha gostado da leitura e que aproveite bem as dicas de empreendedorismo nesse post. Sucesso!