O microempreendedor individual se tornou uma categoria de empresário muito comum nos últimos anos. Isso porque se trata de uma forma bastante benéfica para muitas pessoas que desejam formalizar o seu negócio. Mas é importante manter o controle financeiro.
Assim, mesmo com um empreendimento de proporções reduzidas, é possível ter uma empresa como qualquer outra. Ou seja, contribuir com a previdência, ter acesso a diferentes benefícios, emitir nota fiscal, contratar um funcionário, etc.
Para tanto, deve ser pago, todos os meses, um valor relativamente baixo, como tributo para o governo. Desse modo, também é preciso estar atento às finanças empresariais, a fim de evitar dívidas e manter o seu negócio em pleno funcionamento.
Se você tem interesse no assunto e quer saber mais, então, continue com a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir, confira os 5 passos para manter o controle financeiro em dia como MEI.
- 1 – Separe as contas pessoais das empresariais
- 2 – Acompanhe o fluxo de caixa
- 3 – Faça as conferências necessárias
- 4 – Realize planejamento financeiro
- 5 – Tenha um sistema ERP
1 – Separe as contas pessoais das empresariais
O primeiro passo para manter o controle financeiro em dia do seu negócio é separar as contas pessoais das empresariais. Hoje, não fazer isso é um erro muito comum de quem possui um pequeno negócio, pois acredita que não é preciso ter essa divisão.
Contudo, até os microempreendedores individuais não podem misturar ambas as contas, o que faz com que as despesas pessoais e da sua família se misturem aos custos da empresa. Logo, você não vai saber exatamente quanto dinheiro está entrando e saindo do seu negócio.
Esse desconhecimento inevitavelmente leva você a usar o dinheiro da sua empresa para pagar as despesas que possui em seu nome, ou seja, causa prejuízos ao seu empreendimento.
2 – Acompanhe o fluxo de caixa
Mais um passo importante para manter as finanças da sua empresa em dia é acompanhar o fluxo de caixa. Ou seja, saber exatamente o dinheiro que entra e o que sai do caixa do seu negócio, o que exige o registro de todas as despesas e recebimentos.
Para um controle financeiro adequado, o ideal é identificar todas as despesas fixas e variáveis, bem como os pagamentos que vão entrar dos clientes, no caso dos pagamentos a prazo.
Saber a média de recebimentos à vista também contribui com um maior controle do fluxo de caixa, já que possibilita prever o faturamento mensal. E, assim, antes mesmos das contas vencerem, saber se há dinheiro suficiente para pagá-las e quanto haverá de lucro.
3 – Faça as conferências necessárias
Outro passo para manter o controle financeiro em dia é realizar as conferências necessárias, para garantir que tudo ocorreu conforme o esperado. Há muitos confrontos que podem ser feitos, como, por exemplo, se os clientes pagaram nas datas acertadas.
Da mesma forma, é necessário verificar se os pagamentos realizados com cartão de crédito e débito entraram na conta da sua empresa na data programada.
É apropriado ainda se certificar que as dívidas da sua empresa foram pagas, inclusive, os débitos em conta programáveis, conforme o esperado. Afinal, é possível que você, a sua equipe ou mesmo terceiros cometam erros, que se não percebidos levam a prejuízos.
4 – Realize planejamento financeiro
Com as contas pessoais e empresariais separadas, com o controle do fluxo de caixa e com as conferências necessárias é possível fazer mais um passo importante: o planejamento financeiro. Ou seja, ele permite prospectar os próximos meses.
Por isso, pode ser realizado anualmente ou a cada seis meses e, claro, ser ajustado de acordo com a necessidade, caso haja mudanças ao longo do caminho. Além de ser mais uma forma de controlar as finanças do seu negócio permite fazer planos a longo prazo.
Entre eles, avaliar o melhor momento para expandir a sua empresa ou investir em novos equipamentos, por exemplo. Da mesma forma, com o planejamento financeiro você consegue prever possíveis momentos de dificuldade e se precaver.
5 – Tenha um software ERP
Contar com a tecnologia para administrar o seu negócio é mais um passo para manter o controle financeiro em dia. Afinal, mesmo o MEI pode ter que gerir muitos dados e informações, o que aumenta o risco de erros.
E para evitá-los, o melhor é não só informatizar todas as informações em banco de dados, como ter um software de gestão empresarial ERP. Com ele, você executa as atividades empresariais com eficiência, isto é, em menos tempo e sem perder em qualidade.
E claro, sem erros, inclusive, aqueles que podem levar a prejuízos e muita dor de cabeça. Além disso, o software ERP do Baeta Sistemas conta com modo financeiro para tornar muito mais assertiva as finanças da sua empresa.
Além de outras funcionalidades, com esse software, você consegue acompanhar com facilidade o fluxo de caixa e fazer as conferências necessárias. E o melhor, de qualquer lugar e a qualquer momento, já que é totalmente online.