Ter o controle dos processos administrativos de sua empresa não é nada fácil. Por isso, recorrer a ferramentas tecnológicas como o ERP é assertivo. Mas, qual sistema ERP deve contratar? É o que verá no decorrer desse texto.
ERP é sigla inglesa para Enterprise Resource Planning, que em português significa Planejamento de Recursos Empresariais. De pronto entendemos que o sistema ERP usará mecanismos para organizar, a partir de parâmetros, os recursos de uma empresa. Parece complicado? Mas, não é. Vejamos como ele funciona.
O ERP na prática
Imagine que tenha uma loja que utilize o comércio eletrônico como principal forma para vender os seus produtos. Daí preparou uma campanha para vender mais produtos pelo site, porém, ao longo do dia promocional a informação dos itens no estoque não é repassada para página (ou para quem a opera), e passou a vender mercadorias que estão em falta. E agora?
O software de gestão empresarial que irá contratar impedirá esse tipo de procedimento, pois as informações dos itens no estoque são atualizadas à medida que saem, e o setor comercial verá em tela. Também é possível vincular o site ao sistema, o que tornará todo processo de circulação de informações mais seguro.
O sistema ERP foca em integrar os setores, para que tenham um padrão de trabalho, e trazer mais agilidade ao processo.
E quais são as características que um ERP deve ter para influenciar sua decisão? Veja a seguir.
O que considerar antes de contratar um ERP?
Identificado um problema similar ao apresentado acima, sua empresa precisa sim de um ERP online. Mas, antes de escolher um fornecedor veja o que deve considerar:
- Atende as demandas de sua empresa – deve contratar um ERP que lhe ajude a levantar as reais necessidades de seu negócio. Quais são os processos que devem ser realmente automatizados? Essa é a resposta que o software que escolherá para operar em sua empresa deve apresentar.
- Boas funcionalidades – a interface do programa deve ser de fácil manuseio, e apresentar funções prática e que serão usadas realmente. Deverá ter funções como:
– Cadastros
- Possibilidade de adaptações – é interessante escolher um fornecedor de ERP online que esteja aberto a possíveis adaptações as necessidades específicas. Evidentemente nada que influencie na lógica de funcionamento de sistema, apenas como criações de campos de preenchimentos, por exemplo.
- Aumento gradativo de espaço – o ERP deve acompanhar o crescimento da sua empresa, então escolha um modelo que comporte todos as informações geradas pelo trabalho de sua empresa.
- Suporte – o fornecedor deve oferecer um atendimento de retaguarda que atenda suas expectativas. Canais de comunicação ágeis que consigam acompanhar o ritmo de sua empresa. De preferência a fornecedores que tenham horário de atendimento diferenciado, e que trabalhem com aplicativos mensageiros, por exemplo.
- Custo benefício – o valor de software de gestão pode variar muito no mercado. Considere as funcionalidades, o suporte e valor do sistema. Além disso, sempre faça o teste para ter certeza que esse é o software que você está procurando. Conheça os planos do Baeta Sistemas!
As principais vantagens do ERP
Quando já estiver com o sistema de gestão empresarial rodando em sua empresa, conseguirá em curto-prazo benefícios consideráveis, tais como:
- Mais tempo – com os procedimentos administrativos acontecendo de maneira mais dinâmica, seus funcionários terão mais tempo para desenvolver outras atividades. A equipe estará menos sobrecarregada, e não terá aqueles gargalos que atrapalham o desenrolar das rotinas.
- Padrão – esqueça as inúmeras planilhas, ou formulários diferentes para cada solicitação. Com o sistema ERP as informações circularão de forma simultânea entre todos que operam o programa.
- Dados para decisões – os gestores terão a sua disposição vários relatórios que são usados na avaliação de desempenho dos setores, por exemplo.
- Bases para estratégias – os dados consolidados no controle financeiro e de vendas, servem para elaborar novas estratégias de investimentos, e fazer projeções do mercado.
- Segurança – as informações compartilhadas no ERP online são devidamente criptografadas, estarão seguras de qualquer tentativa de invasão externa (no ambiente da web).
E agora já sabe como deve contratar um ERP? Certamente está mais claro que não pode se iludir com valores de contratação e manutenção do software. O bom funcionamento e suas funcionalidades é que determinarão sua escolha.
Teste grátis o Baeta Sistemas é veja tudo que podemos fazer pela sua empresa!
Considere todos os pontos que levantamos durante o texto, desde funções básicas até suas vantagens. Aquele que se aproximar será o ERP que deve contratar. Mas, vale de verificar a experiência de outros clientes que utilizam o sistema de sua escolha. Com tudo certo, agora é qualificar o trabalho de sua empresa e ir atrás dos bons resultados.